Notícias

8 Pontos Fundamentais para Quem vai Abrir uma Empresa

8 Pontos Fundamentais para Quem vai Abrir uma Empresa

02/12/2016

Baseado no texto do autor: Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Contabilidade. 

Quer ter um negócio próprio? Veja alguns pontos a serem levados em conta antes de abrir uma empresa: 

Planejamento do negócio 

O grande problema na maioria das empresas abertas é que isso ocorre impulsivamente, sem um plano de negócio estabelecido, público-alvo definido ou a estrutura necessária. Antes de qualquer coisa, é necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir.

Nesta análise, pode-se perceber a necessidade de uma capacitação para empreendedores, havendo muitas, até gratuitas, disponíveis no mercado. Também é importante pesquisar o mercado de atuação e o público-alvo.

Cálculo de custos para começar a funcionar

A abertura de uma empresa envolve custos que vão além daqueles com infraestrutura e pessoal, como as taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outros que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação.

Para facilitar esse processo, existem profissionais especializados em resolver a burocracia, como seu escritório de contabilidade.

Elaboração do contrato social

O contrato social é um documento que relaciona os pontos práticos de funcionamento da empresa, como o nome, o endereço, a atividade, o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros.

Quaisquer alterações contratuais exigem a refeitura das inscrições federal, estadual e municipal, além das licenças. Seu registro pode ser agilizado junto ao sindicato da categoria da empresa que, caso possua um posto avançado da junta comercial, poderá finalizar o processo em até 24 horas.

Opção pelo regime tributário

Hoje, são basicamente três os regimes de tributação: Simples, Presumido e Real. A opção pelo tipo de tributação deve ser feita até o início do próximo ano com base em análises realizadas com antecedência.

Cada caso deve ser analisado individualmente, não havendo um modelo exato para a realização de um planejamento. Apesar de muitos pensarem que melhor é o Simples, há casos em que ele não é a melhor opção.

Definição da estrutura física

Além de ter um local adequado ao público-alvo e em conformidade com as exigências municipais, é preciso adquirir toda a estrutura para o funcionamento da empresa. Isso depende de cada ramo de atuação e vai desde o maquinário até o material de escritório.

Obtenção de registros e licenças

Dentre os registros necessários, estão: o Habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado), a conformidade com as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento), o alvará de funcionamento, o pagamento de taxas de funcionamento, dentre outras licenças necessárias dependendo da atividade.

Contratação de uma contabilidade

Toda empresa precisa de uma contabilidade, responsável por gerar as informações essenciais para que se esteja em dia com os órgãos públicos, calcular impostos e tributos, bem como analisar a situação contábil e gerar informações úteis à gestão empresarial.

Contratação de profissionais

Se precisar de funcionários, será necessário abrir processos seletivos para a contratação, elaborar o contrato de trabalho, definir salários e benefícios, definir o melhor regime de trabalho e regularizá-lo junto ao INSS.

Fonte: Confirp