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Tendências 2017 para os Pequenos Negócios

Tendências 2017 para os Pequenos Negócios

16/12/2016

Todo final ou início de ano, é comum encontrar diversos textos sobre previsões ou tendências para o ano que se inicia. No entanto, para o pequeno negócio, devemos ser mais realistas e seguir na contramão. 

Há mais de cinco anos, escutamos sobre as mesmas tendências mundiais relacionadas à internet das coisas, multicanal, social, etc. Porém, quantas dessas tendências os pequenos negócios já conseguiram implantar? Pode-se responder com propriedade: nenhuma. Os desafios e os problemas dos pequenos empreendedores ainda estão enraizados no básico do varejo. Se conseguirem fazer o básico bem feito, terão os seus problemas solucionados e um próspero 2017, vendendo bem. 

Então, pequeno negócio, a tendência para 2017 é não ter tendência. Faça o básico bem feito. 

Já parou para pensar em tudo que você promete para o cliente? Está conseguindo cumprir essa promessa? A vitrine da loja está organizada e atrativa? Quando o cliente entra na loja, ele é atendido por um vendedor prestativo que tem conhecimento do produto e interesse em ajudá-lo? A loja está limpa e os preços bem sinalizados? O mix de produtos está atendendo as demandas do consumidor ou as gôndolas estão lotadas de produtos sem saída e os mais procurados estão em falta? Você valoriza a sua equipe e a motiva para que ela faça o seu trabalho sempre da melhor forma possível?

Isto serve também para você que presta serviço.

Assista como seu cliente está sendo atendido e se coloque no lugar dele. A partir disso, dentro das suas possibilidades reais, reúna-se com a sua equipe e de imediato, se achar necessário, comece a reescrever uma nova forma de fazer varejo, pensando sempre no seu cliente e no futuro do seu negócio.

Você está pensando neste exato momento que já está cansado de saber o que é sugerido aqui e deve ser feito? Mesmo parecendo simples e básico, muitas empresas ainda têm dificuldade de fazer este dever de casa, que é o pilar para o crescimento de qualquer negócio.

Anote aí, o que você não pode deixar de fazer em sua loja para 2017 e está ao seu alcance:

Curadoria de produtos: pesquise quais produtos o seu cliente mais procura. Feito isso, não se deixe enganar por outros produtos que a indústria lhe ofereça com preços atrativos. Não faça estoque do que não é procurado. Tenha sempre o que o seu cliente quer e deixe esses produtos expostos de forma atrativa.

Invista em pessoas: os seus vendedores são as pessoas que mais entendem dos seus produtos e dos seus clientes. Sendo assim, você precisa valorizá-los! Ofereça um bom salário e incentive os que alcançam a meta. Faça reuniões semanais e treinamentos com fornecedores. Os vendedores precisam estar bem treinados e motivados para o seu negócio prosperar.

Dê atenção aos clientes: os clientes precisam de um bom atendimento, seja pessoalmente, por telefone, por e-mail ou pelas redes sociais. Nunca deixe um e-mail, mensagem ou comentário nas redes sociais sem resposta!

Além da consciência da importância desse básico bem feito, é importante ter disciplina para que ele se torne uma rotina no dia a dia da loja. Não adianta viajar em um mundo de tendências relacionadas à tecnologia se na sua realidade o cliente não tem o que é prometido. A dica para ter sucesso em 2017 é que a sua meta para o ano seja cumprir o que você vem prometendo ao seu cliente. O cliente não se deixa enganar como a balança: você sempre fala que vai emagrecer e no ano seguinte tem que aumentar a meta. Se ele é mal atendido, procura outro lugar que atenda bem às suas expectativas. E pode ter certeza, se você não faz, outro fará.

Fonte: Adaptado de Fred Rocha