NOTÍCIAS

Legalização: Empresa individual de responsabilidade limitada

30/03/2012

Empresa individual de responsabilidade limitada
Fonte: Equipe Portal de Contabilidade
A partir de 09 de janeiro de 2012 poderão ser constituídas a EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, cuja existência decorre da publicação da Lei 12.441/2011.
A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da...

LEIA MAIS

Contabilidade: Controle de Estoque

12/03/2012

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
Administrar estoques significa decidir os níveis de estoques que podem ser mantidos, de forma prática e objetiva, para que a empresa consiga o melhor retorno de seus investimentos. Isso implica na programação e controle das compras, consumo, vendas e níveis de estoques; vale...

LEIA MAIS

DP: Obrigatoriedade de realizar Exames Médicos

12/03/2012

Todos os trabalhadores devem ter o controle de sua saúde de acordo com os riscos a que estão expostos; para tanto, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, estão obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
O empregador deverá, entre outros, garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;...

LEIA MAIS

Fiscal: EFD Pis e Cofins - Escrituração Fiscal Digital para o Pis e a Cofins

12/03/2012

A Receita Federal do Brasil  instituiu mais uma obrigação tributária acessória através da Instrução Normativa RFB 1.052/2010 que trata  da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). O novo modelo de escrituração desses tributos contribui para a modernização do acompanhamento fiscal e uniformiza o processo de escrituração conforme já vem sendo feito com o ICMS e o IPI, através do SPED Fiscal.
Segundo o normativo legal, a EFD-PIS/Cofins deverá ser transmitida, pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas, ao...

LEIA MAIS

Legalização: País é o mais lento dos Brics para abertura de Empresas

12/03/2012

O tempo que se leva para abrir uma empresa no Brasil encolheu 20% nos últimos cinco anos, mas segue entre os maiores do mundo, segundo dados do Banco Mundial.
Os atuais 119 dias de processo já foram 152 em 2007. Apesar da melhora, somente quatro países exigem hoje mais paciência dos futuros empresários: Guiné Equatorial (137 dias), Venezuela (141), República do Congo (160) e Suriname (694 dias).
A burocracia empurra o Brasil para o 179º lugar no ranking global com...

LEIA MAIS